Exames laboratoriais são aqueles realizados a partir da coleta de sangue, urina ou fezes, bem como de amostras de células ou tecidos para fins de avaliação médica. Alguns dos mais comuns são os seguintes:
Hemograma completo
É o exame de sangue mais comum, pedido por médicos para avaliar como estão as células sanguíneas e as possíveis alterações delas. Serve para monitorar o estado geral de saúde, rastrear transtornos e avaliar o estado nutricional do paciente.
Colesterol
O exame avalia o colesterol de maneira geral, mas deve ser interpretado levando em conta vários fatores, como sexo, idade, tabagismo e doenças pré-existentes do paciente. Além disso, deve-se levar em conta as diferenças entre os tipos de colesterol: o HDL representa o colesterol "bom" e, por isso, é bom que as taxas dele sejam elevadas; já o LDL é o colesterol "ruim" e é bom ficar mais baixo.
Glicemia de jejum
É o exame mais importante para o diagnóstico e controle da diabetes mellitus. Medida depois de 8h de jejum, o exame de glicemia traz os valores indicativos de que algo pode estar errado. Ele pode ser associado a outros exames complementares, se for necessário para fechar o diagnóstico, como a curva glicêmica, a glicemia pós-prandial e a hemoglobina glicosilada.
Exame de urina simples
Esse exame avalia as células da urina e o que as compõe. Nele, são levados em conta aspectos características físicas, químicas e do sedimento urinário. Ou seja, são avaliados cor, volume, odor, a densidade, o pH, as células presentes na urina (de tecido, sanguíneas etc.) e até mesmo se há muco.
Urocultura
Serve para identificar a presença de bactérias. O exame é feito descartando o primeiro jato de urina, para não ter interferência de bactérias presentes na região genital, e serve para diagnosticar infecções.
Exame macroscópico das fezes
Consiste na observação das fezes a olho nu para verificar as características dela, como cor, textura e consistência. A análise ajuda a mapear a ingestão de água do paciente e se há alguma infecção. Por isso, pode ser necessário fazer novos exames para um diagnóstico mais preciso.
Coprocultura
É uma análise microscópica das fezes, para analisar a presença de bactérias nelas. É o que ajuda a diagnosticar algumas doenças e determinar se existe necessidade de tratamentos com antibióticos, por exemplo.
Para saber mais sobre esses e outros exames, consulte-nos!